2º Dia de COSUD: Controladoria Geral do Estado de São Paulo propõe debate técnico com atividades  para auxiliar na definição de ações no combate à violência sexual nas escolas e propõe elaboração de norma conjunta para governança de dados

Segundo dia do COSUD inicia com atividades para definir um plano de ação entre os estados para por em pratica as propostas definidas nesses dois dias

O segundo dia do evento foi iniciado com discussões acerca da temática de combate ao Assédio sexual nas escolas. O Controlador Geral do Estado de São Paulo, Wagner Rosário iniciou as tarefas com uma apresentação e a realização de uma dinâmica que auxiliou no desenvolvimento do plano de ações, com a respectiva responsabilidade para cada Estado.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desses dois dias de encontro. Saímos daqui com projetos e atividades para os próximos dias. Nosso encontro não acaba aqui, esses planos de ações são as estratégias que cada Estado deverá seguir. Vamos agora buscar as informações necessárias quanto ao ajuste jurídico ideal que formalize esses compromissos”, afirmou o Controlador Geral Executivo do Estado de São Paulo, Roberto Viegas.

No segundo momento do dia, a Controladora Geral Adjunta do estado de Minas Gerais, Luciana de Cássia Nogueira, apresentou pelo  projeto piloto Intergradata, que fomenta a transferência de dados entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, e outros. São sistemas descentralizados e interligados de compartilhamento de dados para o desenvolvimento de um trabalho de controle, prevenção e combate à corrupção.

O GT definiu como um dos principais encaminhamentos para o desafio de uso de soluções de TI, a realização de encontros mensais e definição de diretrizes para uma norma conjunta acerca da governança dos dados.

“A proposta é desenvolver um projeto piloto entra os estados. A nossa ideia é aprimorar e utilizar a força do COSUD para fomentar o compartilhamento de informações, estimular e auxiliar na autogestão do Estado, na transparência pública e na governança dos dados abertos pata a prevenção e combate à corrupção”, ressaltou Luciana.

“A discussão deste projeto é que as gestões possam se apoiar, cada vez mais, no uso de dados para a melhor tomada de decisões. O Sul e o Sudeste estão unidos neste propósito de formular ferramentas e melhorar a expertise no uso dos dados. Vamos avançar”, declarou o controlador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Demétrio Farah.

“Sempre que falamos em trabalhar o compartilhamento de base de dados, é preciso ter muito cuidado, pois estamos falando de informações sensíveis tanto para o governo como para o cidadão. É nesse sentido que, antes de tratarmos desse intercambio, vamos definir todos os critérios técnicos necessários para garantir a maior segurança desses dados, e a partir daí desenvolver esse projeto”, frisou o Controlador Geral do Estado de São Paulo, Wagner Rosário.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.  Para maiores informações acesse https://www.cosud.sp.gov.br.

Este órgão ou entidade não realiza Audiência e Consulta Pública

This will close in 0 seconds