COSUD SP: Estados discutem o combate à violência sexual nas escolas e os formatos e uso de soluções de TI no combate a fraudes e corrupção

Primeiro dia do COSUD é marcado por troca de experiências entre os membros que buscam meio de viabilizar a cooperação técnica entre os Estados na troca de dados

A 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), teve início hoje (19), na Sala São Paulo, no centro da capital, com abertura realizada pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A prevenção e combate ao assédio sexual nas escolas foi o primeiro desafio apresentado no Grupo de Trabalho na data de hoje (19). Os representantes dos sete Estados apresentaram seus principais desafios e atuais estratégias de trabalho. O uso de novas tecnologias no combate a fraudes e corrupção foi bastante debatido também, principalmente quanto a forma correta de trabalhar uma cooperação entre os membros, considerando a proteção dos dados e informações obtidos.

O GT definiu a estratégia de trabalho para os próximos dias e firmaram compromisso de reuniões para dar continuidade nas atividades mesmo após o encerramento do evento (21).

“Não podemos acreditar que em apenas três dias conseguiremos tratar todos os assuntos e desdobramentos que cada tema terá, então, é de suma importância definir metodologia e prioridades para que as discussões acontecidas aqui, tenham resultados efetivos na hora de discutir políticas públicas”, afirmou o Controlador Geral do Estado, Wagner Rosário.

“Esse é o momento em que nos unimos para pensar qual o melhor modelo que atenda todos os Estado membros, considerando as diferentes realidades vividas por cada um. É preciso encontrarmos um ponto em comum para todos que facilite, de forma mais assertiva as tomadas de decisões para os gestores, ” reforça o Controlador Geral Executivo, Roberto Viegas.

Para o segundo dia, o GT definiu uma divisão no grupo que irá facilitar a discussão de cada desafio, devendo ao final, elaborarem uma proposta de diretrizes conjuntas e políticas públicas relacionadas aos temas prioritários, que serão seguidos por todos.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.  Para maiores informações acesse https://www.cosud.sp.gov.br.

Fonte: ASCOM/Controladoria Geral

Este órgão ou entidade não realiza Audiência e Consulta Pública