A formação integra o planejamento anual do ciclo de capacitação interna da Controladoria Geral do Estado de São Paulo.
Entre os dias 9 e 10 de maio, os servidores da CGE participaram, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda , sede da CGE, do curso de capacitação em Atividade de Inteligência. A formação é mais uma etapa do treinamento e atualização dos entes públicos em relação à segurança institucional e a doutrina de inteligência.
O curso, com duração de 2 dias, foi ministrado pelo Coronel Gilson Libório de Oliveira e tratou de temas como: conceitos básicos sobre Inteligência, legislação pertinente ao tema, Inteligência na área Cibernética, Operações de Acompanhamento e Busca de Dados e Técnicas Operacionais de Inteligência, entre outros. Além dos servidores da CGE, participaram da atividade representantes de outros órgãos ligados à atividade de inteligência e combate à corrupção no Estado de São Paulo, como o DIPOL, da Polícia Civil, a Controladoria Geral do Município, entre outros.
O evento contou também com a participação do Delegado Dr. Bruno Venturoso, da Polícia Civil do Estado de São Paulo, no dia 11 de maio, com uma apresentação do Laboratório de Lavagem de Dinheiro, o LAB-LD – Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro – da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que compõe a REDE-LAB – Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, como uma realização da meta 16 da ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro 2006, que previa a necessidade de Implantar Laboratórios-modelo para a aplicação de soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações e para a difusão de estudos sobre as melhores práticas em hardware, software e a adequação de perfis profissionais.
A capacitação dos servidores da CGE também faz parte do Plano Anticorrupção do Estado de São Paulo, alinhado à estratégia do programa Radar Anticorrupção, lançado pelo Governo do Estado em 03 de maio de 2023.